O que você precisa saber sobre a Vitamina B12

Vitamina B12

A vitamina B12 é um nutriente de produzido no metabolismo de bactérias presente em solos orgânicos.

Vitamina B12
Acompanhe no Instagram

Em solos tratados com pesticidas, essas bactérias são eliminadas.  Plantas não incorporam a B12, ela fica em sua parte externa. Uma vez o vegetal higienizado, é removida a vitamina. Importante ressaltar que todo vegetal mesmo o plantado em sua casa deve ser higienizado para evitar doenças de bactérias e parasitas presente na planta. Animais que comem o pasto de solos que não recebem pesticidas se alimentam de B12 e muitos dos que vivem confinados recebem suplementação a partir de rações.

Nos intestinos dos animais também são encontradas vitaminas B12, inclusive os humanos. Porém, em nós é sintetizado no intestino grosso localizado após o intestino delgado, porção esta que absorve vitamina B12. Ou seja, nossa produção de B12 não é absorvida.

E para que serve essa vitamina?

  • Ela sintetiza as hemácias, células vermelhas do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.
  • Síntese dos neurotransmissores, produção e regeneração dos nervos.
  • Produção de energia das mitocôndrias
  • Coenzima de mais de 100 reações químicas no corpo.

Sendo assim, a deficiência pode acarretar falta de memória, atenção e concentração, fadiga, anorexia, formigamento nas extremidades, irritabilidade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo. Se a deficiência persiste por muito tempo, pode acarretar anemia megaloblástica.

Para cuidado com a saúde referente a esse nutriente, é importante um acompanhamento profissional que solicite exame de sangue para diagnóstico e avaliação de suplementação (nem todas as pessoas precisam ser suplementadas). Este profissional avaliará não só o exame de vitamina B12.

O exame de apenas de vitamina B12 é insuficiente para diagnóstico, pois este avalia a quantificação de carreadores dessa substância. Esses carreadores transportam não apenas a vitamina B12, mas também outras substâncias que chamamos de “análogas”. É necessário complementar esses exames como a homocisteína e o ácido metilmalônico, substâncias que se elevam, quando existe deficiência de B12.

Essas estruturas análogas à vitamina B12 não desempenham a função dessa vitamina. Eles estão presentes em alimentos fermentados, algumas algas (nori, espirulina…) e nos cogumelos. Então quem costuma se alimentar desses alimentos, possivelmente terá resultados de exames de vitamina B12 normal ou até elevada, mas as formas ativas podem estar baixas.

Diagnosticada a deficiência, não é suficiente apenas a ingestão de sua suplementação. Existem fatores que dificultam a absorção desse nutriente e citarei alguns exemplos: Pessoas com anemia perniciosa, idosos (por conta do metabolismo cada vez mais lento), mastigação inadequada, pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, alcoolismo (gasta vitamina B12 e impede absorção), demanda mental elevada e estresse (gasta mais vitamina B12), verminoses, uso contínuo de medicamentos (antiácidos, metiformina, contraceptivos orais, antihipertensicos, beta bloqueadores), uso de lactobacilos ou probióticos junto com o suplementos e  doenças inflamatórias do intestino. A dosagem da suplementação vai estar relacionada a esses fatores de risco.

Ao mesmo tempo que é importante avaliar a necessidade de suplementação, não é imprescindível que seja suplementada para o resto da vida. Após essa vitamina ser absorvida pelo íleo, parte irá ser armazenada pelo fígado que secretará quantidades a partir de impulsos do sistema digestivo, sendo novamente absorvido uma parte pelo íleo, formando um ciclo de reciclagem.

É importante a avaliação correta da vitamina B12 em seus exames de rotina. Pessoas com bom desempenho de reciclagem, sem fatores de risco e que possuem o hábito de consumir alimentos enriquecidos com B12 podem não precisar dessa vitamina. Constantemente encontro pessoas realizando a suplementação sem prescrição, muitas vezes é uma dosagem muito baixa que não adianta para seu metabolismo e ainda encontro pessoas realizando suplementação com comprimidos não veganos (excipiente de lactose). Então, melhor dica é: fique de olho, procure um profissional sensível às suas decisões, dose a vitamina B12 a cada seis meses e não suplemente sem necessidade.

Nutricionista Cristiana Maymone

Acredito em uma alimentação que exclua todos os derivados animais e que seja acessível e não prescinda de ultraprocessados. Interesso-me em compreender os processos políticos que envolve a alimentação e, para tanto, faço uso da antropologia da alimentação enquanto instrumento de análise. Minha caixa de ferramentas transita, no momento, nos saberes emergentes de lutas por uma vida digna e por uma agroecologia que integra a terra a quem nela produz e a cuida. Além do mais, o olhar político sobre o alimento faz compreender qual o nosso papel diante do desperdício, da fome, da degradação do meio ambiente, da vida animal e da humana.

Sou formada em nutrição pela UFPE (2008), tenho especialização em saúde indígena pela UNIFESP (2012), residência multiprofissional em atenção à saúde (2012) e mestrado em ciências pela USP (2017). Sempre gostei bastante de estudar e nesses anos acumulei vários cursos livres que me aperfeiçoaram profissionalmente.

Minha experiência, permeou na prática clínica em setores públicos, bem como espaços de gestão, pesquisa e atualmente de docência. Tenho atuado na atividade clínica voltada para atendimento para vegetarianos desde agosto de 2017 em São Paulo.

 

 

Você pode gostar também de