Hoje separei alguns filmes que mostram a resistência negra, cada um de sua forma.
Filmes com negros protagonizando – mesmo que em histórias tristes e dolorosas, mas cada história contada tem um pouquinho de nós – de nossas dores e as delícias de sermos negrxs.
Selma – uma luta pela igualdade
A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos negros na década de 60 – está história é real – essa luta resultou em uma marcha épica de Selma a Montgomery que reuniu milhares de pessoas negras e brancas(apoiando a marcha) que buscavam garantir o direito do voto – até chegar nesta marcha ocorreram outras duas que resultaram em mortes e muita injustiça (eu chorei – muito triste ver tanto irmão morrendo desta forma)
Vejo um filme deste, contando uma história real, vendo negros arriscando a própria vida, andando durante dias e dormindo pelo caminho para que a marcha fosse concluía a fim de que tivéssemos direito ao voto, resistindo todo dia ao racismo, lutando contra opressão – para que hoje um monte de negro queira votar em opressor – fico indignada, vejo esses negros jogando a luta de nossos irmãos no lixo. Negro que vota em opressor ainda não entendeu seu lugar na sociedade – ser negro no mundo é lugar todo dia, é resistir – é ir contra qualquer tipo de opressão e lutar acima de tudo pela democracia.
Veja esse filme e bora fazer jus ao voto que foi conquistado com tanto esforço! Amém?
Histórias Cruzadas
Este filme com as atrizes negras Viola Davis (maravilhosa) e Octavia Spencer com a história de Skeeter é uma garota branca determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.
Este filme tem algumas cenas bem tristes de racismo – fico pensando como minhas irmãs do passado aguentaram tanta injustiça e o tratamento de inferioridade – tratadas como seres não humanos – a cena de não poder usar o mesmo banheiro que a patroa pra mim é uma das piores. Vale a pena assistir, refletir e continuar resistindo e de cabeça erguida.
Preciosa – Uma História de Esperança
Eita filme pesado!
Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe.
Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa.
É um filme muito pesado, muita opressão, abuso, eu chorei algumas vezes – me deu angústia, vontade de tirar essa menina disso tudo – Claireece é uma menina sonhadora, queria ser famosa e uma super star – mas vive em uma condição muito limitada, sendo negra, de periferia, com mãe usuária de drogas e gorda – sofrendo diversas opressões por conta de sua realidade. . É um filme de superação, bem dolorosa. Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.