6 dias por Minas Gerais, viagem barata e vegana

Viagem para Minas Gerais

Viajar renova a alma e isso é a pura verdade!Quem me segue no instagram sabe que minhas viagens são sempre de forma econômica e minimalista, faço tudo apé ou de ônibus, independente do país.
Gosto de conhecer os lugares que as pessoas não vão, não costumo ir nos lugares de sempre que as pessoas colocam nos guias de viagens, eu vou andando e encontrando becos e lugares incríveis poucos explorados.
Eu acabei não fazendo muitos posts dos lugares que viajei em 2018 😔 devia ter feito eu sei, acabei não colocando sobre a viagem para o Paraguai, Foz do iguaçu, mas aqui tem a viagem para Porto Alegre com roteirinho bacana, em lugares diferentes e comida vegana.

A viagem para Minas gerais foi de 7 dias – lembrando que o último dia normalmente é só para ir embora né 😀

Centro de Belo horizonte

Minhas viagens costumam ser de avião ou de carona, a maioria é carona pelo aplicativo… mas desta vez foi com um amigo que iria para Minas Gerais, então dividimos a gasosa.
Saímos de Sorocaba no dia 22 de Dezembro a tarde e partimos para Minas Gerais…
Viagem de 8 horas, tranquila com algumas paradas, colocar alguns episódios da série em dia, escuta música, conversa, dorme um pouco, acorda, tira foto do céu, dorme de novo e chegamos!!!
Obviamente, fomos dormiu mais né – ficamos na casa da mãe desse amigo, geralmente ficamos em hostel ou em algum hotel basiquinho.

Dia 1 (Domingo)

A casa que ficamos fica em Contagem – não é muito longe do centro de Belo Horizonte.
Acordamos e fomos para o centro de ônibus mesmo – pegamos ônibus na Avenida Amazônas (em frente a fábrica Vilma) – tem vários ônibus que vão para Belo Horizonte, os preços variam de R$4,00 a R$9,00 – os ônibus são vermelhos, só perguntar para o motorista. ( pegamos o de R$9,00 🙄) – o ônibus para bem no centro, descemos em frente ao Mercado Municipal que fica na Av. Augusto de Lima, 744 – Centro.

O mercado não tem muita graça, tem muito queijo lá, muito mesmo. Vários porcos pendurados nos açougues, então saímos rapidinho de lá e fomos andar na cidade.

Centro Belo Horizonte

Feira Hippie

Chegamos na feira hippie, aos Domingos tem uma feira gigantesca, com comida, artesanato e tava rolando um sambão maneiro – fiquei feliz porque só via gente preta lá na feira, me senti bem em casa.
A feira hippie(que não aceita hippies) fica na Av. Afonso Pena, 1387 – Centro, Belo Horizonte
Aproveitei e comi um acarajé fake, não tinha nada vegano além do acarajé. Ele era fake porque sei que o vatapá era qualquer coisa menos vatapá, não tinha gosto de acarajé mas estava bom, eles deviam batizar o bolinho com outro nome para não desmerecer a comida que meus ancestrais criam, mas tudo bem… deu para matas a fome.

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Ao lado da feira tem o  Parque Municipal, ele é bem bonito – gigantesco, com muitas árvores, tem rio e tudo mais. Você precisa andar bastante para conhecer o parque todo. Da outra vez que fui eu achei que tinha conhecido tudo, agora percebi que só tinha visto uma parte. Vale a pena dar uma passadinha lá 🖤 Um bom lugar para pique-nique.

Esse dia estávamos com muito pique e fomos para Pampulha – pegamos um ônibus que passa na Av. Afonso Pena (ônibus número 5106) – R$4,05 (nos falaram que iam aumentar o preço)- demorou uns 30 minutos para chegar – o local de pegar o ônibus é em frente ao número 571 (mas sempre pergunte lá para o pessoal do ponto, pode ser que alguma coisa mude)

Pampulha
A Lagoa da Pampulha faz parte de um complexo com outras atrações turísticas e foi projetada por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek

A Igreja de São Francisco de Assis, projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943

O passeio em volta da lagoa e bem longe e muito gostoso, a região é muito bonita e você pode pegar bicicleta para passear por lá. Tem também o Museo, mas estava fechada o horário que fomos – vale a pena passar por Pampulha, mas se você tiver pouco tempo em Minas Gerais, não acho que seja um lugar super necessário para ir.

Rolezinho noturno

Ficamos o dia todo andando a base de um acarajé falso e pipoca de carrinho, eu sempre compro pipoca de carrinho! Normalm

Viagem para Minas Gerais

ente custam R$5,00 vem bastante e são feitas com óleo, ou seja vegana e tem em todo lugar.

Depois do passeio pela Lagoa da Pampulha, pegamos o mesmo ônibus de volta e paramos no centro.
Fomo em uma lanchonete chamada James Burguer– Lá tem opção vegana e vegetariana, o lanche é bem bonito e gostoso, pagamos R$22,00 em cada lanche.
O local é bem pequenininho, a decoração é bonita e o atendimento é ótimo, adoro pessoas que entendem sobre veganismo em estabelecimentos de comida e você não precisa ficar com medo de comer.

R. Sergipe, 1093 – Loja 04 – Savassi, Belo Horizonte

Dia 2 (Segunda – feira)

Como estávamos dormindo em Contagem, fomos conhecer a parte histórica e fazer o passeio tranquilo já que era véspera de Natal.
Sinto informar mas acordei bem tarde, quase no almoço – eu sei que no instagram eu sou frita e acordo 6h mas nas férias eu tenho tanto sono que não sei como lidar, então eu dumo até o sono acabar.
Fomos almoçar em um lugar de comida caseira sem bandeira vegana, não sei se tem algum lugar vengano em Contagem – Lá a comida é por peso, deu R$17,00 meu prato

Restaurante Rocinha Sabor e Cultura

R. José Carlos Camargos, 70 – Centro, Contagem

Centro Histórico de Contagem

Tem uma parte histórica bem pequena, então quando você avistar essa igreja, você verá as outras casinhas que ficam bem em frente.

Paróquia São Gonçalo
R. Bueno Brandão, 40 – Centro, Contagem

É uma das edificações mais antigas de Contagem e os primeiros registros sobre a Capela de São Gonçalo datam de 1725. Apesar de ter sofrido várias intervenções em sua arquitetura colonial desde o século XIX, ainda representa a identidade religiosa local.

Viagem para Minas Gerais

Do outro lado da rua tem essas casinhas bontinhas, todas coloridas e uma praça

Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo Mattos Filho
Conjunto arquitetônico formado por dois casarões de tipologia colonial (Casa Amarela e Casa Rosa) remanescentes do século XIX e um casarão em estilo eclético (Casa Azul), construído no início do século XX (por volta de 1936). Espólio da Família do Sr. Randolfo Rocha, funcionavam em suas dependências um botequim, uma barbearia, uma venda e uma açougue. Foram restaurados em 1998 e tombados conforme o Decreto 9.987, de 31 de março do mesmo ano.
No local, atualmente, funciona o Centro Cultural de Contagem, abrigando galeria de arte, teatro, salas multiuso e salas de aulas para cursos de artes, além de oferecer oficinas e eventos durante o ano. Em 2008, a Biblioteca Pública Municipal Doutor Édson Diniz, criada pela Lei 93, de 29 de agosto de 1952, e efetivada em 1 de janeiro de 1953, foi transferida para a Casa Rosa.

Endereço: Rua Dr. Cassiano, 102 – Centro

Praça Vereador Josias Belém

Viagem para Minas Gerais

Dia 3 ( Terça-Feira)

Outro dia acordando tarde e tomando café manhã na hora do almoço, mas tudo bem dia 25 de Dezembro, feriado e dormimos super tarde.
Decidimos ter um dia mais roots, fomos em busca da cachoeira do índio que fica no Rio Acima – MG
Fomos de carro com um amigo até o local, você precisa chegar no Rio Acima e de lá se perguntar ou usar o GPS consegue chegar na cachoeira. Infelizmente não sei como chegar de ônibus, não consegui essa informação com ninguém, todas pessoas que estavam lá, foram de moto ou carro.

Viagem para Minas Gerais
Tem duas Cachoeiras lá, a de cima e a de baixo(do índio) – se você for na cachoeira de cima não tem trilha, é só parar o carro e andar uns 5 minutos. O lugar é bem deserto, calmo e gostoso. Claro que temos que tomar cuidado com a segurança, ainda mais nós mulheres em lugares desertos, vá com mais gente sempre.

Cachoeira do Viana – é a cachoeira de cima

Cachoeira do Índio

Um trilha muicho louca – uns 20 minutos de descida e depois para chegar nas águas você precisa exercer sua habilidade de Tarzan, eu me senti muito na selva tendo que segurar em vários cipós para não cair e sabe lá gzus o que iria acontecer 😲 – então eu fale que pessoas idosas e até crianças não devem ir para essa cachoeira, não vi ninguém indo lá com criança e também não encontramos e o pessoal local não sabia informar outra forma de chegar. Trilha nível hard, mas é bem gostoso e você fica totalmente no meio do mato e respirar um ar puro e renovador.

Depois de um dia que usei todos os músculos do meu corpo subindo em galhos e segurando cipós, fomos dormir em Belo Horizonte, no Hotel Samba que fica na Av. Afonso Pena, 772 – Centro, Belo Horizonte e ficamos lá até o final da viagem

Dia 4 (Quarta-Feira)

Hoje sim acordamos bem cedo… tomamos café da manhã do Hotel e fomos para rodoviária pegar o ônibus para Inhotim 😍 (se você não conhece Inhotim, continua lendo que vou contar tudo). Graças a deusa agora tem ônibus da rodoviária de Belo Horizonte até Inhotim, amém!!!!
Sobre a passagem e horário de ônibus ou van para Inhotim você pode ver aqui

Saímos de BH 8h15 foi 1h30 mais ou menos de viagem.

Inhotim
O Instituto Inhotim começou a ser idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. A propriedade privada tornou-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes.

Sobre Ingressos
Terça, quinta, sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 44,00 (inteira)
Quarta-feira (exceto feriado): entrada gratuita*
*Rola meia entrada, leve sua carteirinha

Horário de Funcionamento
Fechado às segundas-feiras.
Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30*
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30

Fomos na Quarta-feira para aproveitar a entrada gratuita 😜
Chegando lá você pega um mapa de Inhotim para iniciar sua caminhada tranquila, você consegue fazer tudo olhando pelo mapa é bem fácil, apesar do lugar ser enorme (140 hectares de área de visitação)
Você tem duas opção: ir apé em todo Inhotim (precisa ter fé e muito garra) ou pagar o transporte interno que te pega em alguns pontos e te leva para vários lugares o valor é R$30,00 por pessoa. Eu prefiro ir apé sempre, na primeira vez que visitei Inhotim fiz tudo apé e andei durante 5 horas ao todo e achei massa, dessa vez andei por 4 horas (só parei porque o ônibus tem horário para sair e não tem outro) como eu amo andar não vejo problema, aliás vou andando e me enfiando no mato, conhecendo tudo.

Começou a chover, na verdade foi uma tempestade… estávamos no meio do caminho para ir em outra Galeria. De início começamos a fugir da chuva, mas lembramos que essa viagem foi para reconexão. Assumimos que estávamos na chuva e nos molhamos por completos, foi tão gostoso, não tinha mais ninguém pelas ruas de Inhotim (já que todos buscaram um abrigo) e só a gente tomando chuva e curtindo toda aquela natureza linda. As vezes no dia-a-dia da cidade grande, nos esquecemos que um simples banho de chuva não mata ninguém, só renova.

Deu 16h30 pegamos o ônibus e voltamos para BH, obviamente que dormindo.
Chegamos por volta de 18h00 e o dia foi assim.

PF Vegano no Shopping

Todos sabem que tenho alimentação bem restrita, não como arroz branco(só integral), também evito batata frita
Mas a fome era grande então não tinha nada por perto, fomos no shopping e batemos um bom e tradicional PF
No restaurante conversamos com o garçon e ele fez essa adaptação sensacional!! Eu realmente achei uma delícia😋
O prato custou R$13,90
Shopping Cidade – Restaurante O Redentor (fica no piso Tupis)
Rua dos Tupis, 337 – Centro, Belo Horizonte
Viagem para Minas Gerais

Depois disso foi chegar no hotel, tomar banho e dormir.

Dia 5 (Quinta-feira)

Deixamos esse dia para andar por BH, já que acordamos bem tarde e o dia foi bem preguiçoso.
Começamos pela busca por um lugar vegano para almoçar, daria para ir no PF do Shopping de novo, mas queria ir em algum com a “bandeira” vegana. Achamos um restaurante chamado Las Chicas que fica dentro de uma galeria – Edifício Maletta – a galeria é bem legal, tem muita coisa antiga para vender, diversos discos e itens de decoração.

Restaurante Las Chicas – O espaço é pequeno e bonitinho, a comida não tem nada demais (confesso que o PF do shopping era bem melhor) e a sobremesa que pedimos (torta de paçoca e de pêssego) eram bem ruins e caras (R$12,00 cada) – gosto de conhecer lugares, mas não comeria lá novamente – mas por hora deu para matar a fome.

Las Chicas Av. Augusto de Lima, 233 – Sobreloja 20 – Centro, Belo Horizonte

De lá seguimos para o Museo da Moda de Belo Horizonte que fica bem de frente com a galeria
 R. da Bahia, 1149 – Centro, Belo Horizonte

Andamos e andamos para ver alguns prédios e fotografar a cidade – no finalzinho do dia passamos em uma padaria chamada Casa Bonomi, uma pessoa tinha nos indicado e disse que haviam várias opções veganas, mas na verdade tem um ou dois tipos de pães para comer com geleia e tomar um café – como tem leite vegetal – deu para tomar um capuccino (eles usam cacau em pó) . Os pães são muito gostosos e o atendimento é excelente, vale a pena conhecer.

Casa Bonomi Av. Afonso Pena, 2600 – Funcionários, Belo Horizonte

De lá continuamos a andar (sim todo o trajeto do dia foi apé) até a praça da Liberdade que fica na Savassi

Viagem para Minas Gerais

Ao redor da praça tem alguns museos que valem a pena conhecer, como já fui em outra época nesses museus preferi ir no que ainda não conhecia – que é o Centro Cultural Banco do Brasil  – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – Já estava escurecendo e as fotos ficaram esquisitinhas então não vou colocar 😅

Dia 6

Último dia! Acordamos não tão cedo, tomamos o café no hotel e fomos conhece a cidade história chamada Sabará
para ir de ônibus até Sabará tem um ponto no centro de BH em frente do Hotel Prive( do outro lado da rua tá?)
R. São Paulo, 187 – Centro, Belo Horizonte de lá você pega o ônibus até Sabará que demora uns 40 minutos e custa por volta de R$5,25 – o número do ônibus é 4988 ou 4987 (mas vale perguntar lá na hora, porque pode ter aluma alteração)

Sabará MG
Sabará é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil, fica muito próxima da cidade de Belo Horizonte, está cidade histórica,  guarda preciosidades arquitetônicas do período do ciclo do ouro.
A cidadezinha é linda e não tem quase turista, estava bem vazia só vi moradores. Uma delícia andar por toda cidade e conhecer cada museu, igrejas e praças sem filas e os residentes são super prestativos explicando cada detalhe da cidade. Vale muito a pena passar um dia por lá.

Igreja Nossa Senhora da Conceição
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n – Siderurgica, Sabará – MG

Igreja Nossa Senhora do Ó
Endereço: Nossa Sra. do O, Sabará – MG

Igreja de São Francisco de Assis
Endereço: Centro, Sabará – MG
Viagem para Minas Gerais

Fomos em praticamente todos os cantos da cidade – o dia foi longe
Mas se atente com horário porque os museus e igrejas fecham as 17h00

Como fomos depois do almoço, no final do dia só passamos em uma padaria e comemos pão e suco de laranja ( é o que tinha né mores)
Fomos embora de ônibus também, o mesmo ônibus da ida (só se informar onde é o ponto para BH porque tem vários pela cidade e todo mundo de lá sabe)

Voltamos para o hotel e pedimos um lanche com uma porção de kibe veganos do Vegan 2 Go que tem umas promoções pelo IFood bem legais – o Lanche e os kibes estavam incríveis, muito bons mesmo – super indico

Depois desse dia cheio, fomos dormir e de manhã cedinho voltamos para SP =)

Você pode gostar também de